Conselho, Diretoria e Comitês

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é responsável pelo cumprimento das políticas e diretrizes gerais de negócio, incluindo estratégias de longo prazo, controle e fiscalização de desempenho, supervisão da administração dos diretores entre outras atribuições da companhia.

As diretrizes do Estatuto Social da RNI estabeleceram que farão parte do corpo conselheiro o Presidente e Vice-presidente da companhia e deliberou o número máximo de 8 componentes e o mínimo de 6, que serão eleitos em Assembleia Geral para um mandato de dois anos, com possibilidade de reeleição ou destituição do cargo a qualquer momento. Os conselheiros devem manter-se em exercício em seus respectivos cargos até a posse de seus sucessores.

As reuniões do conselho acontecem ordinariamente quatro vezes ao ano e sempre que necessário acontecem reuniões extraordinárias por intermédio de solicitação da Presidência. As reuniões sucederão com a presença da maioria de seus membros em exercício, bem como qualquer deliberação deverá ser acatada através de votos favoráveis da maioria. Considerando os casos de ausências temporárias, cabe ao Presidente do Conselho o voto de qualidade.

Estatuto Social da Companhia não permite que sejam eleitos para o Conselho de Administração, exceto se houver dispensa por meio da Assembleia Geral, aquele que (i) for empregado ou ocupar cargo em sociedades consideradas concorrentes, ou (ii) àqueles que representem interesses conflitantes aos da Companhia.

Waldemar Verdi Júnior

Conselheiro

Waldemar Verdi Júnior é Bacharel em Direito pela Sociedade Rio-Pretense de Educação e Ensino, possui especializações pela Advanced Management for Brazilian Executives na University of Southern Califórnia e Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais novamente no INSEAD. É Presidente do Conselho e da Diretoria do Grupo Empresas Rodobens – Participações S.A., presidente do Conselho de Administração do Banco Rodobens e o Conselho de Acionistas do Grupo Verdi – GV e da Automotores Juan Manuel Fangio S/A na Argentina. Membro dos Conselhos de Administração do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), da Associação Comercial de São Paulo, do Conselho de Administração da COMGÁS – Companhia de Gás de São Paulo e do Conselho de Administração da TAM S.A.

Anthonny Dias dos Santos

Conselheiro Independente

Anthonny Dias dos Santos é Membro Independente do Conselho de Administração e acionista da RDNI3, gestor de renda variável no Portugal Clube de Investimento e Diretor Financeiro e Comercial da Acores Participações Negócios Imobiliários Ltda.

Milton Jorge de Miranda Hage

Vice Presidente do Conselho

Milton Jorge de Miranda Hage é bacharel em Direito e graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Rio-pretense, além de possuir formação técnica em Contabilidade. É Diretor da Rodobens Corretora de Seguros Ltda, da Rodobens Corporativa Ltda e Conselheiro na Rodobens Participações S.A e integra o Grupo Empresas Rodobens, conglomerado que abrange 51 empresas no Brasil e na Argentina. É vice-presidente do Conselho de Administração do Banco Rodobens S.A.

Alcides Lopes Tápias

Conselheiro Independente

Alcides Lopes Tápias é bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie. É Membro Independente do Conselho de Administração da Companhia.

Mailson Ferreira da Nóbrega

Conselheiro Independente

Mailson Ferreira da Nóbrega é bacharel em Economia pelo Centro Universitário de Brasília. É membro independente do Conselho de Administração da RNI e teve sua carreira consolidada no Banco do Brasil.

Roberto de Oliveira Lima

Presidente do Conselho Independente

Roberto de Oliveira Lima é graduado em Administração Pública e Pós-Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e pelo Instituto Superieur des Affaires na França.  É Presidente Independente do Conselho de Administração da RNI.

Giuliano Finimundi Verdi

Conselheiro

Giuliano Finimundi Verdi cursou (i) Equity Markets e Portfolio Theory e Corporate Finance e Valuation – Baruch College, Manhattan, NY, USA, (ii) Venture Capital and Private Equity e Fundamental Portfolio Management – New York University College – Manhattan, NY, USA, (iii) Portfolio Management Suite, New York Institute of Finance – Manhattan, NY, USA. É Diretor Internacional da RNI Comércio Internacional S.A, Sócio Fundador da Verhaw Locação de Equip. de Informática Ltda. Teve passagem por empresas RNI Trading USA e Agropecuária Capitão Verdi Ltda., e Verdi International.

Antônio Guedes

Conselheiro

Antonio Guedes, fundador da ONNIXX, atua há mais de 38 anos no mercado imobiliário, prestando assessoria e consultoria para empresas de Real Estate, gestores de fundos e investidores. Com passagens pelo Banco Safra, PDG Realty, Cyrela e Gafisa, ocupou cargos executivos e estatutários, destacou-se na liderança, desenvolvimento de negócios e gestão de ativos imobiliários. Sua expertise abrange projetos de engenharia, compra de terrenos, marketing, vendas e captação de financiamento, com forte atuação na valorização de ativos e relacionamento com Conselhos de Administração.

Diretoria Executiva

A Diretoria da RNI é responsável pela administração geral dos negócios da companhia, exceto as competências do Estatuto Social cujas responsabilidades são inerentes à Assembleia Geral ou ao Conselho de Administração.

A Diretoria reúne-se, ordinariamente uma vez ao mês e, extraordinariamente sempre que houver exigências sociais. Em geral as reuniões são convocadas pelo Diretor Presidente ou por dois terços dos Diretores, realizando-se somente com a presença da maioria de seus membros.  As decisões da Diretoria serão tomadas através da maioria de votos dos presentes, ou daqueles que tenham manifestado seu voto na forma do Estatuto Social, considerando os casos de ausências temporárias previstos no Estatuto Social, pertencente ao Diretor Presidente o voto de qualidade.

Gustavo Felix de Moraes

Diretor Presidente

Gustavo Felix de Moraes, é graduado em Gestão Comercial pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, pós-graduado em Marketing e Comunicação Digital pela Escola Superior da Propaganda e Marketing (ESPM) e possui especialização em Inovação e Gestão Internacional na Católica Porto Business School. Atuou 15 anos na Construtora Tenda e, possui 20 anos expertise no segmento. Na RNI, atuou como Diretor Adjunto Comercial desde agosto/2021, sendo responsável pelas áreas de Marketing, Comercial, CRM, Inovação e Inteligência de Mercado, função esta que cumulará com o cargo estatutário de Diretor Presidente da Companhia.

Rodrigo Donizete da Fonseca

Diretor Técnico

Rodrigo Donizete da Fonseca é graduado em Engenharia Civil pelas Faculdades Integradas Dom Pedro II e pós-graduado em Controladoria e Finanças pela INPG Business School. Possui sólida experiência em gestão, controladoria e planejamento estratégico de obras, com mais de 15 anos de atuação no ramo de construção civil, tendo atuado pela Companhia durante o maior período.

Fabiano Valese

Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

Fabiano Valese é graduado em Ciências Contábeis e Direito pela UNIRP (Centro Universitário de Rio Preto), possui ainda MBAs em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e em Negócios pelo Insper. Atua no Grupo Rodobens há 30 anos, iniciando na RNI em 2020 como CFO.

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos, tendo potencial para funcionar tanto de forma permanente quanto de forma não permanente, no qual atuará durante um exercício social específico através de solicitação de acionistas que representem, no mínimo 2% das ações com direito a voto, o período de funcionamento terminará sempre após a primeira instalação da assembleia geral ordinária. Suas principais atividades consistem em fiscalizar as atividades da administração checar as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que o Conselho Fiscal seja composto por, no máximo 5 membros e no mínimo três e seus respectivos suplentes. Outra exigência refere-se à remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da companhia.

Guilherme Henrique Traub

Conselheiro

Gustavo Adolfo Traub

Suplente

Marco Antônio Bacchi da Silva

Conselheiro

Marcel Pinheiro Orlandini

Suplente

Roberto Lopes de Souza Junior

Conselheiro

Ronaldo Angelo Pessetti

Suplente

Comitê de Auditoria

Das competências do Comitê de Auditoria:

Compete ao Comitê de Auditoria, além das atribuições que possam ser atribuídas pelo Conselho de Administração: (i) opinar na contratação e destituição dos serviços de auditoria independente; (ii) avaliar as informações trimestrais, demonstrações intermediárias e demonstrações financeiras; (iii) acompanhar as atividades da auditoria interna e da área de controles internos da Companhia; (iv) avaliar e monitorar as exposições de risco da Companhia, auxiliando a Diretoria no que for necessário, conforme os termos da Política de Gerenciamento de Riscos aprovada pelo Conselho de Administração da Companhia; (v) avaliar, monitorar e recomendar à administração a correção ou aprimoramento das políticas internas da Companhia, incluindo a política de transações entre partes relacionadas; (vi) possuir meios para recepção e tratamento de informações acerca do descumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis à Companhia, inclusive por endereço eletrônico, se o caso, além de regulamentos e códigos internos, inclusive com previsão de procedimentos específicos para proteção do prestador e da confidencialidade da informação; (vii) propor ações relacionadas a sustentabilidade e responsabilidade ambiental, social e de governança (“ASG”), em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (“ODS”), recomendações da Força Tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas às Mudanças Climáticas (“TCFD”), bem como observado as atividades para diminuição da emissão de carbono, desenvolvendo inclusive estratégias que mantenham ou agreguem valor à imagem institucional da Companhia; (viii) disseminar na Companhia a atuação em observância às regras de Compliance, respeitando as diretrizes da Política de Gerenciamento de Riscos, bem como o disposto em lei e nas demais normas regulamentadoras; (ix) acompanhar a atualização das práticas contábeis a serem cumpridas pela Companhia, recomendando alterações nos procedimentos adotados; (x) acompanhar a execução das estratégias e projetos da Companhia; (xi) acompanhar o cumprimento das normas e exigências da CVM (“Comissão de Valores Mobiliários”); (xii) analisar e emitir recomendações ao Conselho de Administração sobre o orçamento anual da Companhia; (xiii) analisar e emitir recomendações sobre outros assuntos que forem solicitados pelo Conselho de Administração; (xiv) analisar e emitir recomendações sobre propostas relacionadas a gestão fiscal e tributária; e, (xv) elaborar relatório anual de desempenho de suas funções, apresentando-o ao Conselho de Administração, nos termos deste Regimento.

Flávio Leme Ferreira Filho

Presidente

Ricardo Pando

Membro

Raymundo de Souza Neto

Membro Independente

Alcides Lopes Tápias

Membro Independente do Conselho de Administração